Compartilhe

como organizar seu cômodo por 15 minutos ao dia

Você é daqueles que só de pensar em organizar o cômodo da casa e já se arrepia inteiro? Porque já imagina o trabalho que seria de tirar tudo do lugar e depois colocar de volta, não é? Acha que isso vai tomar seu tempo? Ou nem sabe por onde começar? Resultado: fica procrastinando,  com a desculpa que não tem tempo, a vida corrida no dia a dia,  cansaço depois  de um dia cheio do trabalho, tem filhos para cuidar,  preguiça  e etc.

Sim verdade, você tem razão, no entanto não precisamos encarar isso como algo fardo.  Porque organização nada mais é otimização de tempo, ou seja, com o espaço organizado, você consegue achar suas coisas com facilidade e ainda sobra  tempo para aproveitar o seu momento. Não é bom demais ter  uma vida organizada?

Quero mostrar a vocês que  é possível organizar um determinado cômodo em  partes, sem sofrimento, de maneira bem prática e por apenas 15 minutos por dia! É muito simples. E se conseguir manter isso, pode virar um hábito motivacional.

Ai você me pergunta – mas que horas que vou arranjar estes 15 minutos? Procure aquele momento que você esteja com energia, bom-humor e de boa vontade. Pode ser aquele momento que você tem mais energia ao acordar, ou depois do café da manhã,  depois do banho, depois de ter colocado os filhos na cama , o momento que assiste TV, enfim.  Tente achar uma brecha na sua rotina –são apenas 15 minutos !

Escolha um cômodo da sua casa que gostaria de organizar. Vou te dar um exemplo , escolhi o quarto, e vou começar a organizar primeiro o guarda-roupa (o campeão das reclamações em bagunça).

Segue o passo a passo:

1) Escolha 1 nicho ou 1 gaveta do guarda-roupa: Isso mesmo, um só é nada mais!  Vamos supor que você escolheu  1 gaveta que guarda camisetas.

2) Triagem vapt-vupt:  Retira da gaveta o que você não usa mais literalmente, há mais de 1 ano e  coloque tudo em uma sacola para doação. Você pode doar para amigos/parentes, instituições carentes,  casa andré luiz ( é só ligar que eles retiram na sua casa.), orfanato e etc.

3) Organize ao seu critério: Comece a organizar as suas camisetas seguindo estes critérios, fica a sua escolha, separar por:

– Cores

– Estampados / Liso

– Tipo (camisetas regatas, manga curta, manga comprida)

– Frequência de uso – As camisetas  que usa com mais frequência  deixá-las em cima das que usa com menos frequência.

4) Pronto, terminou!  Viu só? não durou mais que 15 minutos para isso.  Não sentiu um certo alívio?

Depois  tente repetir o mesmo procedimento em  um outro nicho/gaveta do seu guarda-roupa. Você pode fazer isso a qualquer momento. Mas sugiro que encare este tipo de organização como uma meta, de verdade. Porque esta meta vai ser um estímulo para você ir organizando os cômodos em partes, e ao seu ritmo e te garanto que será muito prazeroso .

Tente criar um hábito de organizar 1 cômodo por 1 semana , por exemplo, banheiro e vai organizando por partes, uma por vez, balcão da pia, prateleiras, gavetas e etc. Se o espaço for muito grande, faça em 15 dias.

Se manter este hábito, é muito provável  que vai chegar um momento  que estará tão concentrado na organização que nem vai sentir o tempo passar,  porque o seu hábito já entrou no piloto automático, sem você perceber. Não é um máximo?  Vamos tentar? Depois me conta o que acharam da experiência.

Boa organização!

Como organizar seu cômodo em partes por 15 minutos ao dia
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.