produtividade em home office

Cresce o número de pessoas que trabalham em home-office, uma prática muito comum entre empresários, autônomos, freelancers ou colaboradores.  Trabalhar em casa pode ser o sonho de muita gente, mas exige muita disciplina consigo mesmo e resistência às distrações sempre tão convidativas no ambiente doméstico, como a geladeira, a cama, a televisão, as redes sociais, a piscina (se houver uma), etc.

Para fugir dessas distrações e fazer o tempo render é que entra a importância de se inserir a gestão de tempo e de prioridades no seu dia a dia.

Apresentamos a seguir 7 dicas essenciais para você aumentar a produtividade em home-office:

 1) AGENDA É PLANEJAMENTO

É essencial começar a planejar a agenda antecipando-se ao início da semana, de preferência aos domingos, mas pode ser sexta ou sábado, o que preferir.  Defina as suas tarefas /prioridades que devem ser feitas durante a semana porque isso já facilita muito para iniciar a segunda-feira de maneira organizada.

Regra de ouro: escreva no papel o que está na sua mente e depois delegue/ defina o que realmente é importante e insira as atividades na sua agenda. Deixe sua mente livre e quem deve comandá-la é a sua agenda.

2 )DEFINA AS SUAS PRIORIDADES

Procure realizar as suas tarefas de acordo com as suas prioridades. Por exemplo, na parte da manhã dedique-se às TAREFAS RÁPIDAS, tais como responder e-mail, marcar médico, confirmar a reunião,  pagar as contas,  fazer a lista de supermercado.  À tarde, realize as TAREFAS IMPORTANTES focadas no trabalho, planejamento de projetos, apresentações para reuniões, prospecção de clientes, etc.  E à noite dedique-se às TAREFAS PESSOAIS, como assistir a um webinário, planejar uma viagem, estudar, ajudar os filhos nas tarefas escolares, etc.

Não precisa ser necessariamente nessa ordem, afinal, cada um funciona de maneira diferente (uns se rendem melhor na parte da manhã e outros à tarde ou à noite.  Você só precisa achar em qual período do dia tem mais disposição/energia e definir a sua nova rotina.

3) ESTIPULE SEUS HORÁRIOS NO HOME-OFFICE

Trabalhar em casa lhe permite ter mais flexibilidade com os seus horários.  Tente estipular quantas horas gostaria de trabalhar: 4, 6 , 8 ou 10 horas por dia.  Faça uma experiência, tente encaixar a sua agenda de acordo com o seu  ritmo ou com a sua demanda de trabalho e descubra o quanto você está disposto a dedicar no seu home-office.

4) FOCO! MENOS É MAIS!

Procure dedicar-se ao que é realmente importante e foque nisso. Defina no mínimo duas e no máximo quatro tarefas.  Faça uma tarefa por vez, foque nela até terminar e depois parta para outra. Este método vai  ajudar você a ter mais foco e a sensação de  ter conseguido realizar as suas metas sem estresse . Se você tiver um projeto muito grande, divida-o em tarefas menores e estipule um tempo para cada uma.

Para quem tem dificuldade em se concentrar em uma determinada tarefa, existe uma ferramenta que se chama pomodoro, que consiste em 4 blocos de 25 minutos de concentração para executar  uma tarefa, ajudando a aumentar a sua produtividade. Para cada bloco existe uma pausa de 5 minutos.  Mas se para você não funciona 25 minutos de concentração, vale estipular o tempo que achar melhor, mas não se esqueça de dar a pausa depois, de 5 a 10 minutos no máximo, para tomar água, descansar, brincar com o seu pet, alongar as pernas, para relaxar mesmo.

5) DISCIPLINA É TUDO

Para uma melhor eficiência na sua disciplina, procure desligar as notificações dos e-mails, whatsapp, redes sociais, qualquer coisa que possa tirar o seu foco. 

Sei que e-mail também é importante para algumas pessoas, mas procure estipular os horários para a visualização ou defina quantas vezes ao dia você pode acessá-lo. Telefone, só atenda quando for caso de urgência (exceto para quem trabalha na área comercial), fora isso, deixe-o na secretária eletrônica ou só volte a retornar/atender quando você estiver no intervalo entre as tarefas ou no fim do seu expediente.

Sem interrupções, você conseguirá se dedicar melhor às tarefas planejadas na agenda, incluindo as pausas, claro.

6) MESA DE TRABALHO ORGANIZADA

Ter uma mesa de trabalho organizada já faz uma grande diferença e aumenta a sua produtividade. Só coloque sobre ela as ferramentas que você realmente vai usar: agenda, computador, caixa de entrada, porta-caneta e celular (mas fora do seu campo de visão, e não se esqueça de desativar as notificações).

Mantenha somente papéis que realmente esteja manuseando no momento. O restante ou você pode organizar em pastas ou jogar fora os que não têm mais utilidade. Uma mesa organizada ajuda a manter o foco só no que é essencial. Menos é mais!

 7) RECOMPENSA

Conseguiu realizar todas as tarefas da sua agenda? Está adiantado? Então você merece uma recompensa!  Vá à exposição que você tanto queria, leve seus filhos ao parque, ao cinema, marque um happy hour com seus amigos. Enfim, faça algo que dê prazer. É importante para a mente descansar ou até mesmo receber novos estímulos! Isso vai ajudar a aumentar a sua criatividade e, com a energia renovada, você estará  pronto para a próxima rodada da agenda!

7 dicas para aumentar a produtividade em home-office
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.